
Uma garrafa quadrada. Rótulos
coloridos. Um homem elegantemente vestido como logotipo. E uma frase
inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes misturados com a
excepcional qualidade de seus líquidos sagrados fizeram da JOHNNIE
WALKER uma marca única em seu segmento e um símbolo que representa o
uísque com toda alma da aristocracia.
A história
A JOHNNIE WALKER tem uma história de
determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada
geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do
uísque. John, mais conhecido como Johnnie, era filho do fazendeiro,
Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos,
considerado muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a
venda da fazenda, que rendeu exatamente £537.15, John abriu uma pequena
mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da
Escócia, no condado de Ayrshire, investindo £417 no novo negócio. O
pequeno estabelecimento comercializava chás, vinhos, bebidas e comidas
secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto
isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As
destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e
ele enxergou uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de
atividade, começando a destilar seu próprio uísque já em 1825, como uma
maneira de oferecer a seus clientes um produto único e consistente.

Utilizando toda sua habilidade,
iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo
começaram a exigir um nome para o tal uísque. Foi neste momento que o
uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John,
Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e
continuou desenvolvendo e expandindo a empresa. Pouco depois, em 1860,
foi criada a tradicional garrafa quadrada da marca. Em um segmento que
utilizava principalmente garrafas redondas, rapidamente o uísque se
tornou mundialmente reconhecido: um design emblemático para um uísque
emblemático. Nesta época seus uísques eram enviados de navio para várias
partes do mundo, e através de um acordo de comissões os capitães se
tornaram embaixadores da marca. Em 1865 surgiu o percussor do atual
BLACK LABEL, chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a
combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e uísques de grãos
escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.

Pouco depois, em 1867, foi criado o
tradicional rótulo inclinado, colocado na garrafa a um ângulo de
precisamente 24º, muito parecido com o atual utilizado pelo uísque BLACK
LABEL. Finalmente em 1876, ele conseguiu registrar como marca, o modelo
da tradicional garrafa quadrada e as cores, preto e ouro, das escritas
de seu rótulo. No ano seguinte foi a vez de registrar o tradicional
rótulo inclinado. Em 1879 a destilaria ganhou sua primeira medalha por
seus uísques, em uma competição internacional realizada em Sydney. Logo
seus uísques ganhariam medalhas em Melbourne, Adelaide e Paris. Em 1880,
a empresa abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seus
produtos para o resto do mundo. Nesta época, onde poucas marcas eram
distribuídas tão amplamente, a John Walker & Sons já havia
estabelecido negócios em Sidney e Paris, além de agentes de distribuição
na África do Sul, Estados Unidos e Índia.

Quando Alexander morreu em 1889,
deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander
ficou responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo
estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1893 eles compraram a
tradicional destilaria Cardhu, garantindo assim o suprimento de maltes
excepcionais e mantendo-os longe de seus principais concorrentes. Em
1906 os irmãos Walker já possuíam três uísques no mercado, cada um deles
identificado por distintos rótulos coloridos: Old Highland Whisky (envelhecido 5 anos e identificado pelo rótulo branco), Special Old Highland (envelhecido 8 anos e identificado pelo rótulo vermelho) e o Extra Special Old Highland (envelhecido 12 anos e identificado pelo rótulo preto).

Pouco depois, em 1909, os irmãos
deram novos nomes a seus uísques em reconhecimento ao hábito de seus
clientes de identificá-los pelos rótulos coloridos: era o surgimento
oficial do JOHNNIE WALKER RED LABEL e do JOHNNIE WALKER BLACK LABEL.
E o resultado destes lançamentos não poderia ser melhor: RED LABEL
tornou-se preferência mundial, uma distinção que mantém até hoje.
Desenvolvido para um mercado de exportação que busca drinques longos e
refrescantes, é a marca que construiu o império Walker e definiu o
negócio de uísques. Em 1920, já era possível encontrar os uísques
JOHHNIE WALKER em 120 países ao redor do mundo. Nesta década, a
tradicional garrafa quadrada se tornou padrão para todos os uísques da
destilaria. Em 1934, a destilaria recebeu a primeira Concessão Real, um
sinal de excelência, qualidade e reconhecimento. Até hoje a JOHNNIE
WALKER é fornecedora da Casa Real Britânica.

Nas décadas seguintes, investiu no
setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca e seus uísques
pelo mundo; e, em 1970, ao comemorar 150 anos de história, criou um
exclusivo estojo de presente que continha um raro blend e um sofisticado
decantador de cristal, vendido ao preço de US$ 2.000. Em 1986 a JOHNNIE
WALKER foi adquirida pela tradicional cervejaria irlandesa Guinness,
que em 1997 se fundiria com a Grand Metropolitan para formar a britânica
Diageo. No final desta década, para celebrar sua estreita relação com o
golfe, foi criado o torneio JOHNNIE WALKER CLASSIC, que teve como
primeiro vencedor Nick Faldo. Em 2005, foi criado o programa Keep Walking Club
com o objetivo de estabelecer um processo de relacionamento com os
consumidores, aumentando a lealdade com a marca e sua frequência de
consumo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou
pelo mundo, valendo-se da experiência de quase dois séculos de visão e
progresso para criar uísques da mais alta qualidade consumidos nos
ambientes mais sofisticados e descolados do planeta.

A embalagem dos uísques JOHNNIE
WALKER é um dos componentes mais importantes da marca. Porém um produto
com mais de 150 anos não poderia mantê-la sem modificações por tanto
tempo, e para solucionar esse problema marca está sempre lançando
embalagens promocionais, além dos modelos tradicionais. Em meados de
2009, como parte de uma reestruturação, a empresa proprietária da marca
JOHNNIE WALKER, a britânica Diageo, anunciou que até o final de 2012
pretende cessar a produção de uísques na histórica destilaria de
Kilmarnock, maior empregadora da pequena cidade escocesa. Em um primeiro
momento a produção seria transferida para as destilarias de Leven, Fife
e Shieldhall.