
A marca Coca-cola foi criada por Frank Robinson, que também desenhou à mão o logotipo.
Robinson era contador e amigo de John Pemberton, que inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos.
Pemberton era farmacêutico e sua intenção não era exatamente criar um
refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater a dor de
cabeça.
Cinco anos depois Pemberton vendeu os direitos de comercialização da
Coca-Cola. Quem comprou foi um empresário chamado Asa Griggs Candler.
Muita gente diz que Pemberton fez besteira ao vender a fórmula. No
entanto, quem entende do assunto, sabe que o sucesso não vem do sabor da
bebida em si, mas sim do marketing.
Candler
é considerado o grande gênio por trás da Coca-Cola. Foram suas táticas
agressivas de propaganda que popularizaram a marca.
Mesmo assim, ele não era infalível. Até 1894 a Coca-Cola era vendida
somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos
comerciais.
Foi neste ano que um comerciante chamado Joseph Biedenharn propôs a
Candler vender a bebida em garrafas. Candler achou que não faria sucesso
e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas
um dólar.
Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.
Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a
presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como
Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo
todo.